Imposto de Renda: 4 motivos para fazer a declaração no início do período

DATA: 14/03/23 F. pessoais

Declarar Imposto de Renda é uma daquelas coisas da vida que a gente sempre deixa pra última hora, mesmo sabendo que é importante e necessário. A melhor dica, nesse caso, é reunir toda documentação antes do prazo e tentar fazer a declaração logo no início do período — que vai de 15 de março a 31 de maio. 

São praticamente três meses, mas não se engane, eles passam mais rápido do que a gente imagina! Por isso, trouxemos aqui 4 motivos para você começar desde já a reunir a documentação e fazer sua declaração pelo menos no primeiro mês. Depois, as coisas podem ficar bem complicadas.

1. Quanto antes entregar, mais cedo vai receber

Um dos motivos para fazer a declaração todo ano, é a possibilidade de receber restituição. Trata-se da devolução de um valor pago a mais, como um excesso de impostos que foram pagos por você, conforme os cálculos da Receita.

Portanto, se você fizer a declaração logo no início, também pode receber mais cedo essa restituição, caso tenha imposto a restituir. O primeiro lote desse pagamento é para os maiores de 60 anos, portadores de deficiência e quem é do magistério. Os próximos lotes são pagos de acordo com a ordem de submissão da declaração. Então, se quer receber um dinheirinho da restituição, agilize a sua declaração!

2. A primeira vez é sempre a mais difícil

O começo é sempre difícil, mas com o passar do tempo o processo vai ficando mais rápido e fácil. Se você já declarou antes, e pouca coisa mudou na sua vida no último ano, vai perceber que o processo dessa vez vai ser bem mais simples.

E mais: se você usar o mesmo computador que fez a declaração ano passado, o programa da Receita Federal consegue puxar as informações. Assim, só precisa mudar uma coisa ou outra e pronto! Além de ser mais simples, ainda economiza e não precisa contratar um contador para realizar a declaração pra você.

3. Não corre o risco de pagar multa ou juros

Infelizmente, é uma realidade: atrasar a Declaração do Imposto de Renda leva multa! O valor pode chegar a 20% do imposto devido, caso tenha. Se não tiver imposto devido, a multa é de R$165,74. Além disso, as chances de cair na malha fina são bem altas. O que significa isso? 

Quer dizer que a Receita Federal encontrou inconsistências na sua declaração, que podem ser valores incorretos, rendimentos omitidos, dados cadastrais errados etc. Com isso, ela retém sua declaração até que você comprove ou ajuste as informações declaradas. Com a declaração retida, você não recebe a restituição. 

4. Tem mais tempo para revisar e ajustar

Justamente para não cair na malha fina, você deve aproveitar as primeiras semanas do prazo de declaração para fazer o processo com bastante calma. É normal cometer alguns errinhos de digitação, mas isso não pode ser a causa do “bloqueio” da sua declaração. 

Fazendo o processo antes, você pode revisar todos os detalhes com calma, analisar os dados, conferir os informes de rendimentos, revisar valores e tudo mais. Tudo isso com bastante tranquilidade. Dá até para retificar a declaração, se for o caso de ter recebido uma notificação dizendo que caiu na malha fina. Mas isso não vai acontecer!

Viu como é importante ter tudo separado, organizado e preparado pra fazer uma declaração com calma e no prazo? Agora que você sabe dessas dicas, compartilhe com seus amigos e conte pra eles as vantagens de declarar o imposto de renda logo no início do prazo.

Aproveite para seguir nossas redes sociais: Linkedin | Instagram | Facebook

Até a próxima!

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br